Ela foi criada em 1º de Maio de 1973, pelos seus diretores e proprietários, os professores Paulo Amaury Cappellano Rugno e Marlene Alves Rugno, não só pela necessidade de nossos filhos, mas principalmente pela inexistência de Escolas congêneres na cidade de Votuporanga.
Atualmente, subordinada à Secretaria Municipal de Educação de Votuporanga/SP, autorizou o seu funcionamento desta Instituição pela Portaria do Secretário Municipal da Educação em 21 de Dezembro de 1999, publicada no dia 23 de Dezembro de 1999 na página 08 do jornal “A CIDADE” de Votuporanga.
Esta Escola oferece a Educação Básica que tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício de cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho, e em estudos posteriores.
Oferecemos na Educação Infantil os seguintes níveis:
• Infantil I – crianças de dois anos
• Infantil II – crianças de três anos
• Infantil III – crianças de quatro anos
• Infantil IV– crianças de cinco anos
A duração de cada nível é anual para ambos os períodos.
A Escola tem por Objetivos Gerais
“A Educação Infantil, em complementação à ação da família, visa proporcionar as condições adequadas de desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança e promover a ampliação de suas experiências e conhecimentos, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade”
Os Objetivos Específicos da Instituição devem convergir para o reconhecimento dos direitos da criança e do respeito à sua condição de pessoa em desenvolvimento, buscando proporcionar ao educando:
I – um ambiente estimulador e adequado ao seu desenvolvimento integral;
II – condições favoráveis ao desenvolvimento de suas habilidades motoras e sensoriais;
III – condições adequadas de aprendizagem, respeitando as suas características individuais;
IV – através das atividades, o senso de respeito e responsabilidade;
V – através das atividades em grupo, o desenvolvimento da autoconfiança e o estabelecimento da inter-relação;
VI – condições para a compreensão da realidade em que está inserido, utilizando os seus recursos pessoais, o recurso da instituição e da comunidade;
VII – condições para o conhecimento e aplicação das normas de higiene e alimentação;
VIII – um ambiente estimulador e propício ao desenvolvimento do amor e respeito à Pátria.
E os Objetivos da Educação Infantil são:
I – proporcionar o “desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social”;
II – favorecer a aquisição de experiências amplas e diversificadas que permitam ao educando o desenvolvimento integral e harmonioso das suas características;
III – proporcionar à criança uma formação adequada à sua capacitação, compatível com sua estrutura familiar;
IV – proporcionar à criança a aquisição de hábitos e atitudes de vida social;
V – oferecer atividades de acordo com os métodos de alfabetização que atendam à sua potencialidade e motivação.
Para a adaptação de sua filosofia nesses níveis, o Piconzé conta sempre com a experiência e formação de seus professores, coordenadores, diretores e com o cuidado sempre merecido na sua organização administrativa e didático-pedagógica.