Publicado em 1/8/2010 - Revista Mais Mulher
O sucesso pessoal e profissional dos filhos é o maior desejo de um pai e, o advogado Gésus Grecco pode se considerar um homem realizado. Os filhos Leonardo, juiz de Direito e Bruno, formando em medicina veterinária, são seu maior orgu¬lho. Mesmo distantes fisicamente, os laços que os une fica cada vez mais forte, assim como a amizade e a cumplicidade. Nesta entrevista à Revista Mais Mulher, Gésus fala sobre a emoção de ser pai e como orientou os filhos para formá-los homens de bem.
ONDE SEUS FILHOS NASCERAM E ESTUDARAM?
Meus dois filhos nasceram em Votuporanga, mas foram registrados em São José do Rio Preto, eis que o pediatra que acompanhou o parto de ambos era de lá, contudo, cresceram nesta maravilhosa cidade.
Em princípio, estudaram tanto no pré-escolar quanto no fundamental na Escola Piconzé, da Tia Marlene e do Tio Amauri, pes¬soas que fizeram parte da vida escolar e como não dizer da família, cidadãos que sempre ouso agradecer, juntamente com todos os professores e funcionários daquele estabelecimento de ensino pela importância que tiveram neste convívio de anos.
Quero deixar registrado que, todas as alegrias que eu e minha esposa Madalena tivemos nos cursos de graduação e formação superior de nossos filhos devemos muito, ou quase tudo, a esta conceituada escola, seus professores, funcionários e colaboradores. Além de escola, estabelecimento de ensino, era ainda a extensão do nosso lar e da alegria de viver.
QUAL A MAIOR ALEGRIA EM SER PAI?
Deus sempre foi muito generoso comigo e com minha família. Ser pai é participar dos desígnios do Pai eterno, o Divino Arquiteto do Universo. Tenho dois filhos maravilhosos e nunca eu e minha esposa tivemos problemas com eles. Participamos de uma família que realmente resume a felicidade de viver.
Hoje seus filhos estão formados, são profissionais respeitados em suas áreas de atuação, qual a sensação que sente?
Sou orgulhoso por eles. O Bruno começou a cursar o ensino superior como estudante de direito, contudo, sempre esteve volta¬do aos bichos, tanto que deixou o curso de direito e, para a minha felicidade, num acirrado vestibular conseguiu a classificação para cursar medicina veterinária na Universidade Federal de Campo Grande/MS, tendo cumprido todas as matérias e já em defesa de monografia, tendo formatura prevista para dezembro deste ano. O Leonardo cursou direito na Puc-Campinas, e após sua formatura na graduação, pós-graduação e mestrado também pela PUC, lecio¬nou comigo na Faculdade Unilago e Unip de Rio Preto, sendo que foi aprovado em concurso público e atualmente é Juiz de Direito, lotado na circunscrição de Catanduva, respondendo, atualmente, pela 2ª vara da Comarca de Monte Aprazível. Neste diapasão não teria outra resposta a não ser sou feliz por tudo isto.
PARA VOCÊ,O QUE É SER PAI?
Ser pai é uma responsabi¬lidade muito grande e que somente pelos bons exemplos é que se consegue atingir os objetivos traçados pela vida. Quando um dia o poeta disse: “Apesar de meu pai não ter tido a oportunidade de estudar, estar muito velhinho e não ser inteligente, gosto muito de conversar com ele, pois mesmo não sendo inteligente é muito sábio e a faculdade da vida muito lhe ensinou, motivo que quero sempre aprender com ele”. Isso me faz refletir muito e se até nesta oportunidade da vida, tenho muita amizade com meus filhos, sabendo que eles já são mais capazes que eu, quero ainda neste restante da vida, aprender com eles aquilo que não mais consigo, porém ensinar-lhes os caminhos da vida, para se chegar ao gáudio de vivência com um ser maior. A partir deste momento da vida se não posso ser mais inte¬ligente que eles, devo ser sábio para ensinar-lhes os caminhos que chega até Deus.
O QUE PROCUROU ENSINAR AOS FILHOS?
Evidentemente que às vezes, mesmo que você queira ensinar algo, não se consegue da maneira como se quer. Desta forma procurei, com a ajuda de minha eterna namorada, minha esposa Madalena, mostrar aos nossos filhos que o início de tudo na vida é ter uma fa¬mília bem constituída e isto, com orgulho, posso afirmar que somos uma família feliz. Depois da família, com a mesma importância vem a religião, seja ela qual for, contudo, que se tenha um Deus e por felicidade este predicado também existe em nossa família. De resto sempre tive um objetivo de vida que passei aos meus filhos: todo ser humano deve ter honestidade, humildade e determinação e tudo deve ser feito com muito amor. Penso que passei isto a eles, não tenho o que reclamar.
SER PAI É PARTICIPAR ATIVAMENTE?
E como é. Qualquer coisa que se discute, que se objetiva ou que se consegue passa pela atividade paterna. O Bruno tem 29 anos e o Leonardo tem 31 anos, no entan¬to, tudo que fazemos participa-se todos, e é obvio que o pai por ser o mais vivido, não talvez o mais responsável, contudo, o mais velho é que, respaldado pela mãe dá a palavra final. Tem-se aquele jargão que filho será eternamente filho e não é pelo fato de um ser médico veterinário e outro juiz que resolverão tudo da maneira como queiram. Tudo passa pelo pai e como é gosto tudo isto. O pai sente-se importante e não relegado a segundo plano, como acontece em muitos lares sem uma estrutura.
HOJE SEUS FILHOS RESIDEM EM OUTRAS CIDADES, COMO MATAM AS SAUDADES?
Como disse anteriormente, realmente, meus filhos moram em outras cidades, Bruno em Campo Grande/MS e Leonardo em São José do Rio Preto, contudo, esta distância nada significa, primeiro porque o amor não tem fronteiras, segundo que, com o avanço da informática e dos celulares cada vez mais modernos, as distância se restringem a quase nada. De outro lado tudo é motivo para nos reencontrarmos. Posso afirmar que qualquer coisinha é motivo para nos encontrarmos. Até a revista foi motivo de reencontro, pois tínhamos que tirar uma foto para a capa e tornou-se um motivo muito sério para ficarmos juntos alguns dias. Como tudo isto é muito gostoso.
QUAL A EMOÇÃO COM A CHEGADA DO DIA DOS PAIS?
Bem, todos os dias são dias dos pais, das mães e dos filhos. No entanto é muito bom ser homenageado, tanto pelos filhos como pela esposa. Parece que não deixamos de existir e continuamos impor¬tantes para nossos filhos. Eu me sinto muito privilegiado por tam¬bém ser professor universitário e todos meus alunos, considero-os como meus filhos. Peço sempre a Deus que me dê saúde para sempre poder estar ao lado dos meus filhos e dos meus alunos. Como dizem os grandes artistas, nós pequenos seres também sentimos que a maior alegria é um dia seguir para o “além” junto de Deus, numa sala de aula, numa audiência ou num tribunal do júri. Isto seria sucumbir, trabalhando e feliz por tudo que a vida nos proporcionou.
ALGO MAIS A ACRESCENTAR?
Agradeço a Deus por tudo que ELE fez, faz e fará por mim. Tal¬vez não tenha tudo o que quero, mas tenho mais do que mereço. Obrigado Pai pela vida; Obrigado Filho de Deus pela saúde; Obri¬gado Deus, por ser feliz.
Gésus Grecco